'Anniversary Edition' do Q3 e Q3 Sportback


Posso Ajudar?

A Audi do Brasil anuncia o lançamento dos novos Q3 e Q3 Sportback na série especial Anniversary Edition, limitada a apenas 100 unidades e projetada especialmente para o mercado brasileiro em comemoração ao primeiro ano de produção do modelo produzido na fábrica da marca em São José dos Pinhais (PR). Os preços são de R$ 372.990,00 (Q3) e R$ 392.990,00 (Q3 Sportback).

"Estamos muito orgulhosos com o desempenho do Audi Q3 no Brasil, um produto reconhecido globalmente por sua tecnologia, design e dinâmica de condução. Esperamos seguir trilhando este caminho de sucesso ainda mais com a série especial 'Anniversary Edition', que comemora o seu primeiro ano de produção em nossa fábrica no Paraná", destaca Diego Borghi, diretor de vendas da Audi do Brasil.

 

Visual irresistível e magnético

 

O modelo ganhou um visual exclusivo e uma lista extensa de equipamentos inéditos de segurança, conforto e tecnologia. A série especial antecipa a temporada de lançamentos que marcará os 30 anos da marca das quatro argolas no território nacional.

 

Externamente, o modelo ganhou um visual mais limpo e minimalista, alinhado à nova linguagem visual global da marca. O modelo recebeu pintura na tonalidade da carroceria nas caixas de rodas e na parte inferior dos para-choques S Line, tornando o design mais integrado e único. Já o preto brilhante aparece nas capas dos retrovisores, na moldura singleframe da grade frontal e substitui o cromado anterior no logotipo das quatro argolas e na nomenclatura do veículo na tampa traseira do porta-malas.

 

Lista ampliada de equipamentos 

 

Em termos de equipamentos, a série especial é baseada na versão top de linha Performance Black, que já agrega na linha 2024 uma série de equipamentos em relação à linha 2023, como rodas de 20 polegadas Audi Sport (pneus 255/40 R20) com desenho exclusivo, memória para o banco do motorista e para os retrovisores externos, e assistente de farol alto que eleva a segurança ao volante.

 

Entre os demais equipamentos, destaque para os assentos dianteiros esportivos, Audi Virtual Cockpit de 10.25 polegadas, bancos em combinação de microfibra Dinamica / couro com inscrições S line, porta-malas com abertura e fechamento elétricos e sistema hands-free, teto solar elétrico panorâmico "Open Sky", Audi Phone box light e aviso de saída de faixa. 

 

Desempenho apaixonante

 

O modelo é equipado com a consagrada motorização 2.0 TFSI, de quatro cilindros, com 231 cavalos de potência de 5.000 a 6.600 rpm, e 340 Nm de torque de 1.700 a 4.500 rpm. O propulsor atua em sintonia com a tração quattro® e a transmissão Tiptronic de oito velocidades, que fornece trocas de marcas ágeis e precisas. O conjunto oferece versatilidade e conforto para o uso urbano, e um excelente desempenho para uma tocada mais esportiva. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em apenas 7 segundos, e a velocidade máxima é de 240 km/h.

 

Diferenças nas versões Performance Black e Anniversary Edition

 

O novo Q3 Anniversary Edition é baseado na versão top de linha Performance Black, a qual são acrescentados itens inéditos que tornam a série limitada ainda mais exclusiva.

 

Entre os diferencias estéticos, estão a pintura integral da carroceria, incluindo as caixas de rodas, saias laterais e a parte inferior dos para-choques dianteiro e traseiro. Além disso, os logotipos Audi Rings dianteiro e traseiro e a inscrição do modelo são pintados em preto brilhante - na versão Performance Black, esses elementos recebem a tonalidade cromada.

 

O Q3 Anniversary Edition possui ainda novas rodas Audi Sport, de 20 polegadas, com design exclusivo - na versão Performance Black, a linha 2024 também recebe rodas Audi Sport de 20 polegadas, com outro design. Nessa versão limitada, não há cobrança na pintura metálica ou perolizada.

 

Entre os equipamentos exclusivos da versão Anniversary Edition, estão ar-condicionado automático de três zonas, com regulagem de temperatura independente para motorista, passageiro e ocupantes do banco traseiro; Assistente de mudança de faixa; pacote de luzes internas customizáveis para ambientação da cabine. Além disso, há Faróis Full LED Matrix e Sistema de som SONOS 3D 380W, estes opcionais na versão Performance Black.

 

Sistema de som envolvente

 

Os novos Audi Q3 e Q3 Sportback Anniversary Edition oferecem uma experiência diferenciada e imersiva em termos de sonoridade para os ocupantes do veículo. O sistema de som premium SONOS com som 3D (item de série) é composto por 15 alto-falantes (incluindo alto-falantes centrais e subwoofer) e amplificador de 16 canais com potência total de 680 watts. O sistema oferece um novo efeito sonoro 3D virtual, gerado por quatro alto-falantes no painel de instrumentos, dois alto-falantes no pilar C e pela tecnologia Symphoria da Fraunhofer, que oferece uma experiência sonora mais natural e realista, com qualidade de áudio altamente aprimorada para cada passageiro do carro, que o som de forma clara, definida e individualizada.

 

O sistema SONOS Premium é oferecido também como equipamento opcional na linha 2024 do Q3 e Q3 Sportback Performance Black, que saem de fábrica de série com o Audi Sound system, equipado com 10 alto-falantes (incluindo alto-falante central e subwoofer), amplificador de 6 canais com potência total de 180 watts.

 

Sistemas de Assistência

 

Somente disponível no Q3 Anniversary, o assistente de mudança de faixa ajuda a monitorar o tráfego atrás do veículo – como por exemplo no trânsito urbano e ao dirigir em estradas com várias faixas. Dois sensores de radar instalados na parte traseira detectam veículos que se aproximam pela lateral. A distância, bem como a diferença de velocidade, podem ser medidas e analisadas. Diante de uma situação classificada como crítica para mudança de faixa, o aviso é emitido através de displays no respectivo retrovisor externo. Se neste momento for sinalizada uma mudança de faixa por meio de intermitência e o sistema detectar uma situação crítica, será emitido um aviso através de intermitência adicional do display.

 

Em conjunto com os sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, a função suporta a marcha a ré em lugares de estacionamento perpendiculares. O sistema fornece informações visuais sobre a aproximação de veículos no MMI, avisa acusticamente por meio de um sinal sonoro ou, se necessário, de forma tátil por meio de um solavanco de freio. O sistema opera na faixa de cerca de 15 a 250 km/h e pode ser ativado através do menu do carro no display do MMI. É importante destacar que os sistemas operam apenas dentro dos seus limites para fornecer suporte durante a condução. A responsabilidade e a atenção necessária no trânsito permanecem com o motorista.

 

Tudo azul – ou verde, ou roxo, ou vermelho...

 

A iluminação tem o poder de mudar completamente o ambiente e, por isso, os novos Q3 e Q3 Sportback possuem um pacote de pacote de 30 luzes customizáveis com tecnologia LED para criar uma atmosfera distinta e aprazível no interior do veículo. 

 

A iluminação está presente no contorno das portas dianteiras e traseiras, na lateral do console central na frente e em elementos espalhados por todo o interior do veículo. Luzes de entrada na parte inferior das portas traseiras dão as boas-vindas aos ocupantes traseiros, enquanto a palavra  quattro® é iluminada no painel de instrumentos do lado do passageiro.

 

Com isso, os ocupantes são envolvidos por uma atmosfera premium fascinante, além de mais segura na entrada e saída do veículo em ambientes com pouca luminosidade.

 

Novos faróis Matrix

 

A tecnologia Audi Matrix LED permite uma iluminação precisa e de alta resolução da via, com distribuição de luz altamente adaptável e tecnologia contra ofuscamento para os veículos no sentido contrário da vida – caso estes sejam detectados pela câmera do carro, o sistema reduz o foco de luz especificamente na área do veículo detectado, enquanto o farol regular segue ativo para o restante da paisagem.

 

Já os faróis e lanternas traseiras em LED possuem setas dinâmicas que impressionam pelos movimentos dinâmicos e sincronizados. Uma faixa de LEDs é controlada uma após a outra em segmentos com intervalos de milissegundos, provocando um efeito visual esplêndido. Além dessas funções, a lanterna traseira em LED tem outra vantagem: as luzes de freio com tecnologia LED impressionam pelo acionamento mais rápido, o que leva a uma percepção mais precoce do tráfego seguinte e aumenta a segurança a bordo.

 

Espaço amplo e novas cores

 

Em relação às dimensões da carroceria, o Q3 tem 4.484 mm de comprimento,  2.024 mm de largura (com retrovisores), 1.616 mm de altura e 2.680 mm de entre-eixos. A capacidade do porta-malas é de 530 litros, e o peso total é de 1.673 quilos.  Já o Q3 Sportback tem  4.500 mm de comprimento, 2.022 mm de largura (com retrovisores), 1.567 mm de altura e 2.680 mm de entre-eixos. A capacidade do porta-malas é de 530 litros, e o peso total é de 1.676 quilos.

 

Outra novidade é que não há custo da pintura externa nessa versão especial. As tonalidades disponíveis são a inédita Branco Arkona como única cor sólida. Já entre metálicas há as opções Azul Navarra, Branco Geleira, Cinza Cronos, Preto Mito e a inédita Vermelho Progressivo. Por fim também é possível escolher a cor perolizada Cinza Daytona.